Devaneio do Velhaco

Branding: Strategy, Naming, Visual Identity, Graphic Design, Environmental Graphic Design, Social Media.
Porto Alegre, Brasil, 2018.

Devaneio do Velhaco é uma cervejaria e brew pub em Porto Alegre/RS. A ideia do negócio começou, literalmente, em um sonho: durante uma imaginária conversa com o seu avô Salvador, um dos sócios recebe a missão de abrir uma cervejaria na antiga casa da família no Centro Histórico da cidade. 

O universo criativo deveria explorar ao máximo a ideia central pensada para o projeto: "Provocar o estado da arte líquido" ("estado da arte" indica o ponto em que o produto deixa de ser um projeto técnico para se tornar uma obra-prima). Para o design da identidade, foi desenhado um lettering exclusivo, mas o processo criativo atinge um novo patamar a partir da impressão do logotipo em “telas em branco”. Elas possibilitaram criar diferentes distorções do lettering através do manuseio do tecido, fazendo referência direta ao Surrealismo de Salvador Dalí.

Um devaneio do inconsciente? Às vezes sim, às vezes não. A verdade é que a história começou com um delírio, mas ele foi exaltado conscientemente para fazer referência à distorção da realidade. Devaneio do Velhaco é um convite ao sonho de olho aberto.

Devaneio do Velhaco (Old Rogue's Daydream) is a brewery and brew pub in Porto Alegre/RS. The idea of ​​the business began, literally, in a dream: during an imaginary conversation with his grandfather Salvador, one of the partners received a mission to open a brewery in the family's antique house in the Historic Center of the city. The creative universe should explore to the maximum the central idea intended for the project: "To provoke the liquid state of the art" ("state of the art" indicates the point where the product stops being a technical project to become a masterpiece). For the identity design, an exclusive lettering was designed, but the creative process reaches a new level from the printing of the logo in "blank screens". They made possible to create different distortions of the lettering from the manipulation of the fabric, making direct reference to the Surrealism of Salvador Dalí. A reverie of the unconscious? Sometimes yes, sometimes no. The truth is that the story began with a delusion, but it was consciously exalted to refer to the distortion of reality. Devaneio do Velhaco is an invitation to an open-eyed dream.






S T U D I O B A H ® 2018

Head of Design: Felipe Ba.
Strategy and Naming: Felipe Ba., Natália Porto
Design Team: Gustavo Amaral, Rafael Poloni, Ronald Zanardi
Grafitti and Illustration: Renam Canzi / Casulo Estratégico
Social Media: Luiza Protas, Natália Porto
Photography: Duda Bussolin / Moropolo


Awards
Bienal Brasileira de Design Gráfico 2019 - Projeto Destaque - Branding
Brasil Design Award 2019 - Bonze Medal - Naming
Latin American Design Awards 2019 - Gold - Branding
Brasil Design Award 2018 - Silver Medal - Visual Identity
Brasil Design Award 2018 - Silver Medal - Brand Positioning
Prêmio Nacional Bornancini Design 2018 - Honorable Mention - Visual Identity


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